Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Colostro Bovino em Pó


O que é colostro?
É a primeira secreção produzida pela glândula mamária logo após o parto. Ele possui composição diferente do leite, apresentando menores teores de lactose e maiores teores de gordura, sólidos totais, minerais, vitaminas e proteínas, além de maiores teores de imunoglobulinas (anticorpos).
 
Qual a importância do colostro?
Os bezerros nascem sem nenhuma proteção imunológica, e o colostro é o alimento que irá disponibilizar toda a proteção a esses bezerros para combaterem infecções. Além disso, ele é um alimento que possui composição nutricional ideal para fornecer todos os nutrientes que os recém-nascido necessitam nas primeiras horas de vida.
 
Qualquer tipo de colostro pode ser fornecido aos bezerros?
Não. Somente o colostro que apresentar qualidade imunológica, sanitária e nutricional adequada é que deve ser fornecido aos bezerros. Porém, controlar todas essas qualidades dentro da fazenda é algo complicado e que necessita de grande atenção do produtor.
 
O que fazer na falta do controle e da disponibilidade de colostro de qualidade dentro da propriedade?
Tentando solucionar o problema da incorreta colostragem dentro da fazenda, seja por falta de controle e da disponibilidade de colostro de qualidade, que pode ser causada por diversos fatores, a indústria investiu na transformação do colostro materno em colostro bovino em pó, o qual é um produto que apresenta qualidade imunológica, sanitária e nutricional controlada e comprovada.
 
Posso utilizar qualquer produto processado ao invés do colostro natural?
Existem diferentes produtos utilizados em substituição do colostro bovino natural, porém, o mais eficiente e recomendado é aquele constituído totalmente de colostro bovino natural e que após o processamento industrial consiga manter a qualidade imunológica, nutricional e sanitária, não apresentando produtos como sangue, soro de leite, ovo ou quaisquer outros ingredientes que não são encontrados naturalmente no colostro materno.
 
Qual a vantagem do colostro em pó em relação ao colostro da mãe do bezerro?
O principal e o melhor produto utilizado para uma correta colostragem é o colostro materno de qualidade. Porém, caso o mesmo não seja obtido com todas as qualidades imunológicas, nutricionais e sanitárias exigidas, sua substituição pelo colostro bovino em pó é uma excelente alternativa. Esse produto é livre de qualquer contaminação por microrganismos, evitando qualquer transmissão de doenças para os bezerros. Além disso, ele é um alimento uniforme e padronizado, fornecendo nutrientes e anticorpos necessários aos recém-nascidos.
 
Quais os principais benefícios de se usar o colostro em pó?
• Baixa incidência de doenças;
• Baixa taxa de mortalidade do recém-nascido;
• Favorece maior ganho de peso do animal jovem;
• Reduz o tempo ao primeiro parto;
• Consequentemente maior produção de leite no futuro;
• Facilidade no manejo de colostragem;
• Padronização na qualidade da colostragem.
 
Como preparar e fornecer o colostro em pó?
Um pacote (470g) de colostro em pó deve ser diluído em 1 litro de água morna (43 a 49°C), como recomendado no rótulo do produto. Após a diluição, o mesmo deve ser fornecido em mamadeiras, lembrando que em até 6 horas após o parto, sendo que o resultado máximo ocorre dentro das duas primeiras horas de idade.
 
Lembre-se! A imunidade atingida através do colostro é a única capaz de proteger o bezerro durante as primeiras semanas de vida!