Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias Alta Brasil

sexta-feira, 18 maio 2018

A rota da genética: melhoramento genético em busca de eficiência

Cerca de 2.500 quilômetros rodados em busca de conhecimento e genética. Assim foi a programação de mais um “Showcase” realizado pela Alta entre os dias 14 e 17 de maio. O evento que reuniu técnicos da empresa, gerentes regionais, vendedores e clientes, percorreu os estados de Goiás e Mato Grosso para visitar dois importantes fornecedores de genética da raça nelore para a Alta, a Tulipa agropecuária, na cidade de Campinorte - GO e a Fazenda Vera Cruz, no município de Barra do Garças – MT. Nas duas propriedades, os participantes conheceram todo o processo que envolve o sistema de produção, manejo, seleção genética, além de verem a produção de importantes touros que compõem a bateria nelore Alta.

“Sem dúvidas o mais importante de toda essa visita é conhecermos profundamente o produto que nós vamos disponibilizar para o mercado. A partir do momento que a nossa equipe visita os fornecedores de genética, vê o trabalho que eles estão fazendo, como estão selecionando e todo o sistema de produção, nos dá uma segurança muito grande para transmitirmos as informações corretas para o nosso cliente e ofertar o produto adequado para cada criador”, afirma o diretor da Alta Brasil, Heverardo Carvalho.

Na primeira parada, o grupo foi recebido por Rodrigo Brüner, proprietário da Tulipa Agropecuária. Ao longo da visita conheceram todo o trabalho de evolução genética desenvolvido pela fazenda e a intensificação do projeto, feita por meio de uma criteriosa seleção e a produção de novilhas cada vez mais precoces sexualmente. Além de melhorar a rentabilidade da fazenda, a inclusão de novas categorias de fêmeas, permitiu o aumento do desfrute do rebanho, melhor qualidade da carne, melhoria da eficiência do empreendimento, maior giro de capital, diminuição da idade de abate e a modificação da estrutura do rebanho. Tudo isso, sempre associando estratégias que envolvem alimentação, com a integração lavoura-pecuária, e potencial genético animal.

O pecuarista Guilherme Mituaki Shigueno, trabalha com cria no estado de Rondônia e além da Genética, ficou impressionado com o profissionalismo e transparência da propriedade, “A fazenda direciona realmente a atividade como uma empresa, e isso eu vou levar para casa. Mudar cada vez mais a minha mentalidade, profissionalizar, buscar tecnologias, trabalhar com genética e dar condições para que ela se potencialize cada vez mais”, afirma Guilherme.

Exatamente por essa transparência mencionada por Guilherme, Rodrigo diz que fez questão de mostrar todo o rebanho para os visitantes, “Abrimos realmente as porteiras para o evento. Mostramos todos os nossos animais, desde as nossas vacas mais velhas, para que todos tivessem uma ideia de onde saímos, onde chegamos e onde pretendemos chegar. Apresentamos nosso projeto atual, com lotes que exemplificaram desde a novilha é que desmamada, desafiada precocemente, depois, vimos essa novilha um ano mais tarde, já com o bezerro ao pé, depois as que reconheceram, mais tarde ainda, como secundíparas com apenas três anos e meio de idade para mostrar a evolução do nosso rebanho”, explica Rodrigo.

O pecuarista Luciano Afonso Ferreira é cliente Alta através da Regional Goiânia há quase 20 anos e ficou muito satisfeito com o que viu, “Fiquei impressionado com o que vi na Tulipa. Aprendi muito com o sistema de produção deles e me chamou muito atenção a evolução do rebanho do Rodrigo. Uma visita como essa promovida pela Alta é fundamental não só para conhecermos de onde vem a genética que a gente utiliza, mas para aprendermos novos conceitos e tecnologias para levarmos para dentro dos nossos rebanhos”, afirma Luciano.

Saindo do Goiás o destino foi a Fazenda Vera Cruz. Jairo Machado, proprietário da fazenda estava no aguardo do grupo com seus mais de 25 anos de seleção. Importante fornecedora de genética para a Alta, a propriedade tem um trabalho pautado por avaliações em uma constante busca por animais altamente eficientes e funcionais.

Seus animais são identificados por carregar em sua genética: eficiência reprodutiva, velocidade de crescimento, precocidade sexual e de terminação. “A Alta é uma empresa muito preocupada com a qualidade do produto que oferece. Por isso, nós da Vera Cruz ficamos muito honrados em recebê-los aqui e poder apresentar um pouco do nosso trabalho de seleção. Mostrar que a gente não vende somente o indivíduo, mostrar que a gente vende todo um trabalho de seleção e melhoramento genético focado no lucro do nosso cliente”, afirma Jairo.

Ao longo do dia Jairo e a equipe apresentaram para o grupo os novos conceitos do projeto e os rumos que estão sendo tomados na seleção que está cada vez mais em busca de um conceito: a precocidade, seja ela sexual, de acabamento ou de terminação de carcaça. Tudo para que o ciclo da pecuária seja cada vez mais curto e eficiente.

Edivaldo Junqueira Vilela é pecuarista na cidade de Piranhas no Goiás e cliente Alta há quase 20 anos, através da regional Rio Verde. Mesmo já conhecendo o trabalho Nelore Vera Cruz fez questão de voltar na propriedade para aprender um pouco mais e acompanhar as novidades. “Produzir qualidade em menos tempo é um caminho sem volta. Todas as vezes que venho na fazenda do Jairo eu me impressiono com a evolução que vejo dos animais. Valeu muito a pena deixar por um dia a minha propriedade e vir aqui aprender mais e levar novos conhecimentos para o meu rebanho”, finaliza o pecuarista.



Renata Paiva
Renata Paiva
Renata.Paiva@altagenetics.com
Brasil

Programas