Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias Alta Brasil

segunda-feira, 02 julho 2018

Concept Plus Corte chega a sua principal etapa: a apresentação dos novos touros identificados pelo programa

Em 2018 o ConceptPlus Corte, programa exclusivo da Alta em identificação de touros de alta fertilidade à campo, chega a sua quarta edição. Em 5 anos de coleta de dados o programa evoluiu de forma impressionante. Saltou de 78 colaboradores na estação de monta 2013/14 para 167 em 2017/18. Já em número de fazendas, no mesmo período, o número cresceu de 698 para 1.757. Ao todo, na base de dados já são 2.800.000 dados avaliados.  
 
Todo esse aumento é traduzido em resultados. E, tradicionalmente, os resultados são apresentados em dois encontro anuais. O primeiro na sede da Alta em Uberaba (MG) e o segundo na sede da Progen, central da Alta em Dom Pedrito, no estado do Rio Grande do Sul.
 
No primeiro encontro, o 4º Workshop ConceptPlus reuniu cerca de 200 colaboradores do programa de todo o país. Durante dois dias, acompanharam palestras, trocaram experiências, conheceram as novidades do programa e receberam em primeira mão a lista de touros identificados como Concept Plus na última estação reprodutiva. Informações privilegiadas para os colaboradores do programa, “Com a lista em mãos eles tem uma vantagem muito significativa em relação ao mercado e podem antecipar suas compras para a próxima estação reprodutiva”, afirma Manoel Sá Filho, Gerente de Programas Especiais da Alta. O mercado só tem acesso as informações geradas pelo programa um mês após os colaboradores.  
 
Dados cada vez mais confiáveis
 
As informações da última estação foram enviadas de 18 estados brasileiros, além de países como: Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. O gráfico abaixo mostra a evolução da coleta de informações e principalmente, no aproveitamento dos dados enviados pelos colaboradores. “Tão importante quanto a base de dados do programa é a taxa de aproveitamento desses dados. A gente consegue através de um trabalho intensivo de confirmação de cada dado recebido certificar e validar exatamente item por item. Assim, podemos oferecer ao mercado uma base cada vez mais sólida e consistente”, afirma Manoel.     
 
Rodrigo Patussi, da empresa Terra Consultoria e Desenvolvimento, um dos palestrantes do evento conversou com os participantes sobre o impacto econômico da eficiência nas propriedades brasileiras. Segundo ele, programas como o ConceptPlus só tem a somar com a evolução da pecuária, “Eu acredito que a gente só melhora o que a gente mede e o ConceptPlus tem exatamente essa função, de medir e trazer informações para a tomada de decisões. O grande problema da pecuária brasileira não é a intenção de querer produzir mais, de querer ter mais eficiência, isso todo mundo quer. O problema é saber como produzir mais, e tornar essa intenção em uma ação. E, quando você tem informação de qualidade você consegue transformar tudo isso em realidade. Por isso que eu acredito tanto em programas como esse”, afirma. 
 
Outro grande diferencial do programa é a “Base móvel de dados”. Com esse formato toda a análise estatística e a identificação dos touros com alta fertilidade são feitas com base nas informações das duas últimas estações reprodutivas . “Isso é importante porque a informação que estamos analisando é sempre condizente com a realidade que temos de fato da reprodução e da situação de cada um dos anos. Outro ponto muito importante, além desse ajuste das informações para uma realidade de ano, temos também a realidade dos touros. Os touros são expostos naquele momento que ele está vivendo, então com a base móvel, conseguimos identificar qualquer variação de fertilidade daquele indivíduo. E, só conseguimos isso porque temos uma grande quantidade de informação por ano o que dá sustentação ao uso dessa estratégia no programa”, completa Manoel Filho.
 
Cleir Vieira é Médico Veterinário e representante da Global Genetics no Mato Grosso do Sul e um dos pioneiros no envio de dados para o programa, para ele, o programa só tem trazido benefícios para o campo, não só pela confiança dos clientes, mas também, pela variabilidade genética que o programa oferece, “Nós utilizamos muitos touros jovens, assim, cada vez vamos provar esses animais mais cedo e identificar os que possuem alta fertilidade. Com mais touros sendo avaliados vamos ter mais opções para oferecer aos nossos clientes. Cada um tem um objetivo, seja vender animais na desmama, vender tourinhos ou mesmo abater animais com terminação à campo ou em confinamento. Ter opções de touros Concept Plus em cada objetivo, vai ajudar nos ajudar no campo”, afirma. 
 
Sobre o Workshop 
 
O evento marca o final de mais um ciclo para o programa, que começa com a coleta de informações. Na primeira fase, os parceiros do programa, técnicos especializados e com grande experiência na realização de programas de IATF, enviam dados coletados à campo. Posteriormente, na segunda fase, as informações recebidas são avaliadas e passam por uma análise bioestatística, na qual se consegue isolar a contribuição do touro na determinação da concepção. Na terceira e última fase, o programa identifica os touros acima da média de fertilidade e a Alta divulga as informações exclusivas para os parceiros do programa. 
 
 
Clique na imagem acima e saiba mais sobre o programa


Renata Paiva
Renata Paiva
Renata.Paiva@altagenetics.com
Brasil

Programas