Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Corte

segunda-feira, 26 junho 2017

Programa Concept Plus Corte apresenta a seus parceiros os touros com melhor fertilidade no campo em programas de IATF

O Concept Plus Corte, programa exclusivo da Alta de fertilidade de sêmen, chegou a sua 3ª etapa na estação de monta 2016/2017 e apresentou aos seus parceiros, durante o 3º Workshop Alta de IATF, os touros com melhor fertilidade no campo em programas de IATF.

O evento marca o final de mais um ciclo para o programa, que começa com a coleta de informações. Na primeira fase, os parceiros do programa, técnicos especializados e com grande experiência na realização de programas de IATF, enviam dados coletados à campo. Posteriormente, na segunda fase, as informações recebidas são avaliadas e passam por uma análise bioestatística, na qual se consegue isolar a contribuição do touro na determinação da concepção. Na terceira e última fase, o programa identifica os touros acima da média de fertilidade e a Alta divulga as informações exclusivas para os parceiros do programa.

“Gostamos de sempre reafirma que o programa só é possível com este trabalho em equipe, da Alta e seus colaboradores, por isso, oferecemos a eles tem inúmeras vantagens. A principal delas é essa antecipação da informação dos novos touros em relação ao mercado. Este Workshop é exatamente para isso, divulgar aos colaborados com trinta dias de antecedência do mercado os touros com melhor fertilidade identificados pelo programa Concept Plus. Com tal informação privilegiada, eles conseguem vantagem muito significativa em relação ao mercado e podem antecipar suas compras para a estação de monta“, explica Manoel Sá Filho, Gerente de Programas Especiais de Corte.

Os touros identificados pelo Concept Plus corte serão apresentados ao mercado apenas no mês de agosto. Ao todo o programa já recebeu 1,8 milhão de dados, sendo que na última estação de monta, 2016/2017, o percentual de colaboradores cresceu 31% e o de fazendas parceiras, 68%, quando comparamos com 2015/2016. As informações foram enviadas de 15 estados brasileiros, além de países como: Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

No total, a divulgação dos resultados de 2016/2017 recebeu 550 mil dados, dos quais 437.15 foram aproveitados. “A taxa de aproveitamento dos dados está em 79%, contra 78% em 2016, o que significa dizer que mantivemos a qualidade do Programa mesmo com o aumento dos dados recebidos. Além disso, a lista de touros Concept Plus 2017 contempla 70 touros, ou seja, aumentamos também nosso número de animais identificados, que antes era de 54 em 2016”, afirma Manoel.

Para o representante da Alta em Rondônia, Rodrigo Ferri, todo esse trabalho tem cada vez mais dado confiança para os técnicos no campo, em não só indicar os touros identificados, mas também na utilização deles nos rebanhos atendidos pela regional, “Este ano trouxemos mais técnicos parceiros da nossa região para o programa, com a contribuição dos dados, para dar ainda mais confiança nas informações individuais de cada touro”, explica.

O evento reservou ainda para os participantes, palestras sobre: qualidade seminal, novas tecnologias no manejo reprodutivo, planejamento e a influência do manejo racional no sistema reprodutivo. “A Alta está de parabéns com o programa Concept Plus e a realização deste evento. Todos sabemos do impacto econômico da eficiência reprodutivo para os rebanhos brasileiros e reunir aqui, técnicos e academia para  discutir as mais modernas técnicas que envolvem a IATF só traz benefícios para a nossa pecuária”, diz Pietro Baruselli, professor da USP.

Conheça mais sobre o programa

Confira as fotos do evento:



Programas