Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Corte

sexta-feira, 27 outubro 2017

Alta destaca touros selecionados no Teste Progênie Angus 2017

Focando na valorização da genética Angus nacional, o Teste de Progênie, divulga a lista dos cinco touros selecionados da geração 2017, entre os 100 "Touros Jovens SA" do Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte (Promebo). O Teste de Progênie é uma parceria entre Associação Brasileira de Angus, o Promebo e as centrais Alta Genetics e Progen.

A escolha dos touros jovens para o teste é gerada em função de dados técnicos e do desempenho dos animais na Avaliação genética do Promebo. Para tanto, são elencados os touros com os melhores Índices (DEPs) em sua geração. Dos touros selecionados, são distribuídas 500 doses para usuários do PROMEBO e comercializadas 2.000 doses/, sendo que, após cumprir os protocolos do programa, os touros com avaliação genética e biótipo superior são contratados.

No ano de 2017 o padrão de qualidade está superando as expectativas, sendo que o menor índice final é de 22,7 DECA 1, ou seja, qualidade genética e superioridade em biotipo é garantida por esse teste que se consagrou por levar ao mercado genética certificada.

O maior indicativo da evolução do Teste são alguns touros oriundos do programa com destaque no mercado atual. Entre eles, Touareg, El Saycan, Master, Retruco e Camaro. Touareg, touro da bateria Alta, por exemplo, se sobressai pelo número de doses comercializadas e por ser o melhor classificado no Sumário Promebo.

O progresso genético é o principal aspecto a ser percebido em testes como este, comprovando a importância de se aliar genótipo e fenótipo para se alcançar alto mérito genético. E ao avaliar estes dois fatores o programa permitiu realizar contratações de sucesso. “Os animais testados demostram alta qualidade, que aliás vem aumentando a cada ano. A alta demanda pelos touros provados chega a formar fila de espera para obter o sêmen desses reprodutores”, ressalta Miguel Abdalla, Gerente de Produto de Corte de Taurino da Alta e responsável pelas contratações.

O Teste de Progênie Angus avalia a capacidade reprodutiva dos touros levando em consideração seus descendentes e permite catalogar uma série de informações como taxa de prenhez e dados técnicos de desempenho (DEPs). O objetivo é reunir dados que gabaritem os reprodutores de forma a nortear o trabalho dos criadores que utilizam o sêmen em Inseminação Artificial. Atualmente, a maior parte do sêmen Angus utilizado no Brasil provém de animais estrangeiros devido à carência de touros brasileiros provados.

“São animais superiores em fenótipo e na avaliação genética. É muito importante para a raça Angus estar desenvolvendo um trabalho referência para conseguir identificar os melhores reprodutores adaptados à realidade nacional. É uma mostra de que o Angus brasileiro tem prova”, ressalta Fábio Barreto, diretor do Departamento Técnico da Progen.

Após a indicação dos animais com desempenho superior, eles são avaliados a campo, em suas características estruturais e fenotípicas para a seleção final do grupo de touros que foram para as coletas de sêmen. A expectativa é que em maio de 2019, já sejam conhecidos os resultados finais da geração 2017.

 

Confira a lista dos touros:

FARAÓ TÓLIO TE422

(Sav West River 2066 x Chispa TE582 Widespread Da Tólio’s Farm)

Criador: Eltair Tólio

Touro com baixa DEP para Peso ao Nascer e altas DEP's para Ganho de Peso à Desmama e ao Sobreano.

Deca 1 para DEP pelame, importante indicativo de adaptação.

 

TRADIÇÃO T73 FARRAPO

(Tradição FIV T06 Zorzal TE x Tradição TE A674)

Criador: Parceria Rotta Assis

Touro Grande Campeão Nacional 2017, unindo fenótipo diferenciado e DEPs superiores.

Destaque para Ganho de Peso à Desmama, Área de Olho de Lombo e Índice Carcaça.

 

SOLDERA 5125 RESOURCE GASPAR

(SAV Resource 1441 x Jaguary 614)

Criador: Irmãos Soldera Agropecuária

Gaspar é Deca 1 para Perímetro Escrotal, e destaque para Conformação, Precocidade e Musculatura.

 

RANGER DA RIO DA PAZ TE 1520

(SAV Best Interest 0136 x Forma da Rio da Paz)

Criador: Antônio Zancanaro

Reprodutor destaque em Índice de Carcaça, Perímetro Escrotal e Ganho de Peso, Ranger foi destaque no Leilão Rio da Paz 2017.

 

CIA AZUL 3264 ROGER CANDELERO

(Tres Marias 8155 Candelero x Cia Azul 2269 Cia 1022 Quebracho)

Criador: Susana Macedo Salvador

Touro com as mais altas DEPs para Perímetro Escrotal e Musculatura do Teste de Progênie 2017.

 

Por: Alfrapress Comunicações



Luiza Mangucci
Luiza Mangucci
luiza.mangucci@altagenetics.com
Brasil

Programas