Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Leite

segunda-feira, 07 agosto 2017

Alta adquire Dragão TE, líder no Ranking Gir Leiteiro

O número um da raça Gir Leiteiro no mundo, agora é Alta. Dragão TE, chega a central nesse início de agosto, garantindo a Alta a maior e melhor bateria de touros provados no mercado. “A aquisição do Dragão veio coroar o trabalho da Alta, garantindo os três melhores colocados no ranking geral da raça: Dragão TE, PTA: 583,2; Gabinete Silvania, PTA: 576,1 e o Urânio TE, PTA: 536”, destaca o gerente de Produto Leite Nacional, Guilherme Marquez.

Com investimento de quase 1 milhão, o touro foi adquirido durante o 9° Leilão Caminho da Índia, promovido durante a ExpoZebu, em Uberaba/MG, onde a central adquiriu 50% das cotas do touro. Dragão TE agora é uma parceria entre a Alta e o pecuarista, Luis Gustavo Rabelo Xavier, da Fazenda Três Barras.

Segundo Marquez, o sêmen deste reprodutor já está disponível tanto no método sexado quanto convencional, para o mercado nacional e internacional. “Dragão TE representa segurança e confiança para o produtor que deseja investir e por isso é considerado o líder absoluto do ranking e o melhor touro da raça atualmente. É um touro que irá agregar alto valor genético aos rebanhos do país”, afirma o Gerente.

Com pedigree de excelência, Dragão TE é filho do consagrado touro Sansão, o maior protagonista da raça Gir Leiteiro no Brasil por mais de 15 anos, com diversos títulos e recordes nacionais e internacionais. Na linha materna traz a extraordinária matriz Laga TE dos Poções, vaca que produziu mais de 8 mil kg de leite em 346 dias, em lactação oficial.

Através do melhoramento genético, o animal superou seus antecedentes e reúne todas as características de produção - leite, gordura, proteína e sólidos totais -, de conformação e de manejo, buscadas pelo mercado atual. Dragão TE  é um reprodutor que alia beleza, conformação racial e produção.

Honrando o legado do pai e dando continuidade na evolução do Gir no Brasil, seu pedigree garante fêmeas com produção elevada, que demonstram o potencial do reprodutor e forma leiteira acima da média, com PTA Leite 583,2kg.

“No processo de sucessão familiar, Sansão transmitiu suas principais características superiores para produção de leite, deixando um grande legado e uma genética de consistência comprovada para filhos, como o caso do Dragão TE, hoje considerado o melhor da raça no país e que faz parte da bateria Alta”, explica Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Desde que chegou ao Brasil, em 1906, importada da Índia, a raça Gir Leiteiro vem ganhando espaço nos rebanhos do país. Hoje é uma das raças que mais contribuem para pecuária leiteira nacional, composta por mais de 21 milhões de vacas em ordenha, que produzem cerca de 35 bilhões de litros de leite por ano.



Guilherme De Rezende
Guilherme Marquez De Rezende
gmarquez@altagenetics.com
Brasil

Programas