Alta Genetics

Criar Valor, Construir Confiança e Entregar Resultados

Tudo sobre:

Notícias sobre Leite

sexta-feira, 01 dezembro 2017

AltaSPRING se consolidou como um grande lançamento entre touros provados com filhas

Nos Estados Unidos por volta dos anos 80 um dos grandes nomes para doadoras de embriões era uma filha de Marshfield Elevation Tony, Rilara Mars Las Ravena EX-91. Sua neta CMV Melwood Mimi também era uma doadora muito popular. Seis gerações depois nos levam à mãe do renomado filho de Mogul, produzido na Europa, Westenrade AltaSPRING.  Vamos apresentar sua história!

Em agosto de 2014, a prova de AltaSPRING com GTPI 2589, colocava ele como 6º no ranking de touros com provas genômicas. Enquanto nasciam seus filhos, seus índices genômicos o estabeleciam como um dos grandes pais de touros líderes de sua época. E agora recebemos a primeira prova com filhas em produção, com um TPI 2622, que o coloca como o 8º na lista americana.

Gerado no rebanho Westenrade da Holanda, AltaSPRING se distingue muito dos demais filhos de Mogul por sua sequência incomum de pais com sua mãe sendo uma Gerard-Mascol-Laudan-Convincer-Airliner-Mountain-Melwood-Secret. Seu pedigree é predominantemente alemão e somente sua mãe é da Holanda, além disso, a família se relaciona mais profundamente com a vaca americana Las Ravena. Na Alemanha, os membros da família com altos índices que tem sido popular, são as mães de touros outcross, sendo a mais notável WEH Bronco Jill, a anterior vaca número 1. O touro da Masterrind, Genesis (RZG 132) foi produzido da mesma forma que a mãe de AltaSPRING, sendo Gerard sobre WEH Jenna, irmã completa da 2ª mãe. Outro touro desta família foi NOG Mato (RZG 128), irmão completo da 2ª. mãe.  Uma parte distante da família tem conseguido grandezas nos Estados Unidos e origina-se de uma irmã completa de CMV Melwood Mimi. Uma bisneta dessa vaca foi Seagull-Bay Oman Mirror, mãe de Robust. Recentemente esta ramificação produziu uma excelente reprodutora S-S-I Suprsire Miri 8679-ET, mãe de Jedi e Jett, bem como o atualmente número 1 canadense - Biggie. Os touros canadenses Progenesis Midnight (GLPI 3506), Cranberry (GLPI 3434) e Modulo (GLPI 3434) também se originam desta linhagem.

 

Úberes Posteriores

David Hill da Alta já analisou 30 filhas de AltaSPRING em 10 rebanhos: “São muito uniformes, balanceadas e amplas desde dos focinhos, passando pelo peito, lombo e garupa, com estaturas medianas. Os úberes apresentam muita consistencia, muito largos lá no topo do úbere posterior. São muito padronizadas na largura e plenitude dos úberes posteriores. Produzem consistentemente, mas elas se mantem sempre bem condicionadas. A excelente posição das articulações coxo-femurais posicionam bem suas patas e se mostram corretas na angulação do jarrete. Algumas possuem ísquios ligeiramente altos e ainda, tetos curtos e como mostrado nas provas, os tetos se posicionam muito bem em relação aos quartos. Será uma boa combinação com vacas que necessitam melhorar úbere posterior e possuem bons aprumos e pés.”

 

Filhos

O filho de AltaSPRING com mais alta qualificação é o touro da Sexing Technologies, Mr Spring Noble com GTPI 2902. É proveniente de um clone de Nightout (Uno X Miss OCD Robust Delicious). Outros filhos de pedigrees parecidos são Mr Spring Nightsky com GTPI 2816 (de Nightout) e Mr Spring Nighthawk com GTPI 2812 (de outro clone de Nightout). Na Semex, um filho popular é Silverridge-V Imax (GTPI 2811) que é Mogul duas vezes, porque sua mãe Velthuis Snow Evening da família Lead Mae, é filha de Mogul. O touro da Select, OCD Slamduck (GTPI 2744) está sustentado por Supersire-Robust-Planet da família de Rudy Missy.

 

Estruturas Modernas

A prova de AltaSPRING segue o padrão de Mogul, com patas mais retas e tetos mais curtos. Tal como seu pai, também é médio para SCS, apesar de sua Vida Produtiva ser -1.6, representa uma importante melhora no mesmo indíce de Mogul (-3.9). Mike Menéndez de Alta também tem visto várias filhas e nos informou o seguinte: “Possuem estruturas modernas, são medianas em estatura , apresentam aquela verdadeira força leiteira, e são excelentes em mobilidade. Elas se mostram feitas para produzirem e serem duradouras”

 

AltaSPRING se origina de uma linhagem da mesma família que produziu Robust e Jedi.

 

A mãe de AltaSPRING, Westenrade Carrera (VG 85). Produziu 2.03   305d   10.325kg   3,7%   3,4%.

 

 

PRODUÇÃO

198 filhas / 72 rebanhos

95% confiabilidade

1406 lb leite

+0.07 Gordura

+0.05 Proteína

72 lb Gordura

56 lb Proteína

 

TIPO

28 filhas / 15 rebanhos

86% Confiabilidade

2.30 PTA Tipo

2.78 Úberes

1.79 Patas e Pés

A2A2 Beta-Caseina

 

SAÚDE

4.3 Vida Produtiva

2.97 Score Cel. Somáticas

2.2 Taxa Prenhez Filhas

8.3 Facilidade Parto

5.2 Facilidade Parto Filhas

7.2 Durabilidade

 

+ Altura e Largura Úbere Posterior, Alto para Gordura & Proteína, Estatura Mediana

- Contagem de Células Somáticas, Nivelamento Garupa , Tetos Curtos.

 

Filha de AltaSPRING - Midlee Spring Falsetto

 

 

Filhas de AltaSPRING

 

Confira a ficha completa de AltaSPRING:  https://goo.gl/rsp46U 

 



Programas